quinta-feira, novembro 04, 2010

Você sabia que Macapá é a capital do Brasil com o melhor nível de observação dos astros?

Não é  brincadeira não amigo, nossa capital é a que tem o melhor nível de observação sim!
E o que deveria ser orgulho para os macapaenses, passa despercebido e não temos incentivo algum nessa área e o que podia ser um ponto positivo para nós, se quer é ensinado nas escolas, e muitos não sabem nem do que se trata. 
Nossa cidade tem o melhor nível de observação por dois motivos:
- Nossa localização no globo terrestre é exatamente na linha do equador, a Terra não para de se movimentar mas se você analisar o movimento que a terra faz girando em torno do próprio eixo (seu eixo é a linha pontilhada da imagem, é nele que a Terra gira uma vez por dia) que é o movimento de rotação, juntamente com o movimento de translação (movimento em que a Terra gira em torno do Sol, cada volta completa significa um ano) que a Terra faz, levando em consideração um dos astros que nesse caso será a lua, você verá que nossa cidade, juntamente com as outras cidades também cortadas pela Linha do Equador, sempre mantém uma distancia menor quer as outras cidades também situadas no globo terrestre, facilitando assim a visualização não só deste astro mas de todos os outros também.

- O nível de poluição atmosférica é muito baixo, temos um céu limpo e um clima bom, muitas vezes aberto e sem muitas nuvens, o que melhora a qualidade da imagem já que "há pouca sujeira para embaçar" a imagem. 

Germán Loo Li Neto

4 comentários:

  1. Muito interessante. Parabéns pelos criadores do blog. Cidinha

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cidinha e divulgue nosso Blog. Saudações Equatoriais!

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Eu amo astronomia, acho super interessante, mas sou um desastre em cálculos =P
    Sempre quis aprender mais sobre o assunto, mas não tinha com quem conversar sobre isso. E é verdade o que vcs disseram, muita gente nem sabe do que se trata e o blog já é um grande começo, o que falta é divulgar, principalmente entre os jovens =)

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabenizar os alunos pela iniciativa em montar o "Clube da Vila", projeto o qual confio no êxito por conhecer seus idealizadores, orientadores e executores. Espero poder contribuir na culminância da proposta e acompanhar, por meio deste Blog, as informações sobre o andamento do mesmo.

    Lucas Chagas.

    ResponderExcluir