terça-feira, novembro 23, 2010

Estrelas Cadentes

Para se entender as estrelas cadentes é preciso primeiro conhecer um pouco sobre os  meteoróides. O que são meteoróides? Segundo a International Meteor Organization (Organização Internacional de Meteoros), meteoróides são fragmentos de materiais que vagueiam pelo espaço. O meteoróide tem o tamanho muito menor que um asteróide(um asteróide é um corpo do sistema solar com menor tamanho que um planeta, geralmente mede  apenas algumas centenas de quilômetros. É também chamado de planetóide. O termo "asteróide" deriva do grego "astér", estrela, e "oide", sufixo que denota semelhança) e muito maior que átomo ou uma molécula. Os meteoróides se derivam dos corpos celestes como os cometas (também é corpo do sistema solar com menor tamanho que um planeta, mas diferente do asteróide ele gira em torno do Sol) ou os asteróides, se formam a partir de cometas que se encontram em aproximação ao sol, de colisão entre dois asteróides, ou mesmo ser um fragmento de sobra da criação do sistema solar. Quando o meteoróide entra em contato com a atmosfera de um planeta ele da origem a um meteoro. Os meteoróides que atingem a superfície da terra são chamados de meteoritos.
Agora que você já sabe o que são meteoróides você pode entender o que são as estrelas cadentes. A estrela cadente é um fenômeno astronômico que ocorre freqüentemente e acontecem quando esses meteoróides entram na atmosfera terrestre, pois eles sofrem o atrito tão grande que gera um aquecimento, esse aquecimento é tamanho que faz com que o meteoróide entre em combustão, ou seja, pegue fogo. Sendo assim ele passa a ter luz própria e possa ser vistos.
Os meteoróides tendem a girar em torno do sol e em enxames. A Terra atravessa vários enxames todos os anos, no momento em que a Terra atravessa uma dessas correntes de meteoróides, ocorrem as chamadas chuvas de estrelas cadentes. Toda chuva de meteoróide parece ter sua origem num ponto particular do céu chamado de radiante. Alguns enxames de meteoróides estão associados a determinados cometas.
Por que são chamados de “estrelas cadentes”? Pois, como já explicado, os meteoróides entram em combustam e assim como as estrelas passam a ter luz própria e parecem vir de uma região do céu ao encontro da superfície terrestre, gerando a impressão de uma chuva de estrelas. E é uma tradição popular formular um desejo quando se vê uma "estrela cadente".



Germán Loo Li Neto.

Um comentário: