terça-feira, novembro 16, 2010

Hartley 2

Eram aproximadamente 12h pelo horário de Brasília quando os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, passaram a comemorar. E não era para menos. Depois de diversos minutos enviando apenas dados de telemetria, a sonda Deep Impact passou a enviar as primeiras imagens do cometa Hartley 2, a mais de 32 milhões de quilômetros de distância.

As imagens haviam sido feitas momentos antes, quando a sonda atingiu o ponto de maior aproximação do cometa. As imagens começaram a ser enviadas apenas 20 minutos depois e foram captadas pela gigantesca antena de 70 metros de largura localizada no deserto de Mojave, na Califórnia, que faz parte da Rede do Espaço Profundo. "Trabalhamos muito durante todos esses dias. Demos um duro danado, mas é muito bom ver o Hartley 2 tão de perto", disse Tim Larson, diretor da missão EPOXI junto ao JPL.

Durante a aproximação a sonda viajou sem enviar sinais telemétricos e as primeiras estimativas mostram que a Deep Impact se aproximou a cerca de 700 km de distância da superfície do cometa.

Hartley 2, um pequeno cometa descoberto por Malcolm Hartley em 1986 com ajuda de um telescópio Schmidt do observatório de Siding Spring, na Austrália, passa entre a Terra e o Sol a cada 6,46 anos.

O cometa, com sua calda verde, se aproximou no dia 20 de outubro a 18 milhões de km da Terra, o mais próximo que pode chegar.


Victor Gomes Silva Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário