sábado, novembro 20, 2010

Europa: Possível Mundo Oceânico

Europa é uma das quatro luas do planeta Júpiter conhecidas como luas de Galileu (quatro enormes e exóticas luas com o tamanho de planetas).


Europa é única por si própria, apresenta-se com uma superfície gelada muito brilhante com riscos coloridos. Pensa-se que seja um mundo oceânico coberto por uma capa de gelo que protege o mar interior da adversidade do Espaço. Devido às condições existentes em seu interior, alguns cientistas julgam que lá poderá existir vida, tal como a que existe nas profundezas dos mares da Terra. É, junto com Marte, o local mais provável onde se pensa que é possível encontrar vida extraterrestre no sistema solar, apesar de uma pequena possibilidade em Titã.



 
Rotação: 3,55 dias
Translação: 3,55 dias
Diâmetro: 3128 km
Temperatura Média: -1710C
Gravidade: 1,31 m/s2
Composição: núcleo metálico, interior rochoso, provável oceano, coberto por fina camada de gelo
 
Uma das razões porque a NASA mantém uma estreita colaboração com a Academia das Ciências de Moscovo, é a de estudar, com precaução, o Lago Vostok na Antártida onde, sob a sua camada de gelo, que tem a espessura de mais de 3.600 metros, existe um imenso lago de massa líquida com seres vivos .
O estudo e o acesso evitando a contaminação da água existente àquela profundidade no Lago Vostok , na Antártida, tem em vista o envio de uma nave com uma sonda ao satélite Europa , que irá perfurar a camada de gelo até atingir o seu oceano líquido, no qual mergulhará um "mini submarino" desenvolvido com base na nano tecnologia e que enviará informações sobre a eventual existência de vida ali existente.

Este projeto tem o nome de Programa Prometheus :




Arthur Teixeira Vianna


Nenhum comentário:

Postar um comentário