Saturno, é o sexto planeta do Sistema Solar, está localizado entre as órbitas de Júpiter e Urano e é considerado o segundo maior planeta do sistema solar. É um dos planetas gasosos do Sistema Solar, porém o de menor densidade, tanto que se existisse um oceano grande o bastante, Saturno flutuaria nele. Sua principal característica é seu brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra. Seu nome tem origem do deus romano Saturno. Faz parte dos denominados planetas exteriores.
Antes da invenção do telescópio, Saturno era o mais distante dos planetas conhecidos. A olho nu não parecia ser luminoso. O primeiro ao observar seus anéis foi Galileu em 1610, porém devido à baixa inclinação de seus anéis e à baixa resolução de seu telescópio lhe fizeram pensar a princípio que se tratava de grandes luas. Christiaan Huygens com melhores meios de observação pode em 1659 visualizar com clareza os anéis. James Clerk Maxwell em 1859 demonstrou matematicamente que os anéis não poderiam ser um único objeto sólido, sendo que deveriam ser um agrupamento de milhões de partículas de menor tamanho.
Tem um número elevado de satélites (luas), 61 descobertos até então, e está cercado por um complexo de anéis concêntricos, composto por dezenas de anéis individuais separados por intervalos, estando o mais exterior destes situado a 138 000 km do centro do planeta geralmente compostos por restos de meteoros e cristais de gelo. Alguns deles têm o tamanho de uma casa.
Saturno é o único do sistema solar que é menos denso que a água, com uma densidade média de 0,69 g/cm³.
Rotação: 10 horas e meia.
Translação: 29 anos terrestres
Diâmetro: 120 536 km
Temperatura Média: -134º ºC
Gravidade: 10,44 m/s²
Germán Loo Li Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário