sexta-feira, dezembro 24, 2010

Então é Natal...

Olá a todos visitantes, e curiosos que visitam o Blog Clube da Vila, primeiramente gostaríamos de nos desculpar pelos últimos atrasos para postagens no Blog, pois além dos preparativos das festas de fim de ano, estamos preparando e melhorando nosso projeto aprovado na Febrace (Astronomia no Meio do Mundo), a ser apresentado em Março em São Paulo. E também gostaríamos de desejar a todos um feliz natal e um ano novo cheio de realizações, e até mesmo para o nosso Blog que continuará a funcionar, e avisar que no ano de 2011 o nosso clube iniciará a organizar suas atividades astronômicas. 
   


E aqui vão algumas informações e mitos acerca da astronomia e o natal:


A Árvore de Natal

Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, uma das mais populares atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.


A Estrela de Belém

Após o nascimento de Jesus em Belém, ainda governava a Judeia o Rei Herodes, chegaram "do Oriente à Jerusalém uns magos guiados por uma estrela ou um objecto controverso que, segundo a descrição do Evangelho segundo Mateus, anunciou o nascimento de Jesus e levou os Três Reis Magos ao local onde este se encontrava. A natureza real da Estrela de Belém e alvo de discussão entre os biblistas


O Solstício de Inverno

Solstício de inverno é um fenômeno astronômico usado para marcar o inicio do inverno. Ocorre normalmente por volta do dia 22 de dezembro no hemisfério norte/21 de junho no hemisfério sul. O solstício de inverno ocorre quando o sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador. Esta data também era de grande importância para diversas culturas antigas, que de um modo geral à associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento e até mesmo a data em que se comemora o natal.


Arthur Teixeira Vianna

Nenhum comentário:

Postar um comentário