quinta-feira, dezembro 02, 2010

2 de Dezembro: Dia da Astronomia

            A astronomia é provavelmente uma das ciências naturais mais antigas, pelo fato de ter tido uma importância ideológica, cultural e geográfica em várias sociedades de várias épocas da história da humanidade. Um exemplo da astronomia antiga poderia envolver o estudo da mudança da posição do Sol ao longo do horizonte ou as mudanças nos aparecimentos de estrelas no curso de um ano, o que poderia ser usado para estabelecer um calendário ritualístico ou agrícola.
            Os antigos astrônomos foram grandes estudiosos que a partir de observações e cálculos foram capazes de fazer grandes descobertas, que para sociedade de hoje seriam simples, porém foram imensos avanços para o estudo da astronomia.  No período renascentista, houve a grande descoberta de Nicolau Copérnico: a teoria heliocêntrica, que afirmava que o Sol era o centro do universo, e mais tarde fora ampliado e corrigido por Galileu Galilei e Johannes Kepler. Galileu também foi um dos primeiros a observar o céu com um telescópio.
            Embora os movimentos dos corpos celestes tenham sido qualitativamente explicados em termos físicos desde a introdução por Aristóteles dos motores celestiais, Kepler foi o primeiro a tentar unir movimentos celestiais a causas físicas. Isaac Newton aperfeiçoou a relação entre física e astronomia através da Lei da Gravitação Universal. Percebendo que a mesma força que atraía os objetos para o centro da Terra mantinha a Lua em órbita ao redor da Terra, Newton conseguiu explicar - em um único quadro teórico - todos os fenômenos gravitacionais, e isso foi uma das principais descobertas para a astronomia e física moderna, para a melhor compreensão do universo.
            No século XX, com a descoberta de formas de luz invisíveis a olho nu: raios-X, raios gama, ondas de rádio, microondas, radiação ultravioleta e radiação infravermelha. Foi possível a descoberta de novos planetas, estrelas, e até mesmo a comprovação da existência de nossa galáxia.


            Muito do conhecimento atual em astronomia, foi descoberto durante o século XX. Com a ajuda do uso da fotografia, quando objetos menos brilhantes foram finalmente observados. Nosso Sol fazia parte de uma galáxia formada por bilhões de estrelas. A existência de outras galáxias, um dos tópicos do "O Grande Debate", foi resolvido por Edwin Hubble, que identificou a nebulosa de Andrômeda como uma galáxia diferente, e muitas outras a grandes distâncias, afastando-se de nossa galáxia.


Arthur Teixeira Vianna; Germán Javier Loo Li Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário